domingo, 21 de novembro de 2010

Textos Natalinos com Interpretações









DESEJOS


Papai Noel,

Me traga
Um punhado de estrelas,
Pra eu pendurar
No meu quarto
E, para sempre,
Poder vê-las.

Me traga o sol

Pra que de noite
Eu também possa
Jogar futebol.

Me dê asas

E uma plumagem colorida,
Pra que eu possa voar
E, lá de cima,
Ver a vida.

Me traga um amigo marciano

Com três pernas,
Sete olhos
E um nariz de tucano.

Me traga

Uma nuvem macia
Pra eu usar de travesseiro
E dormir de dia
E sonhar o dia inteiro.

Papai Noel,

Eu quero um gnomo,
Um duende,
Uma bruxa e uma fada.
Pensando bem,
Pode trazer dois de cada.

Não se esqueça também

De uma viagem de trem.

Uma cratera da lua,

Uma árvore para minha rua.

Um escorpião sem veneno,

Um gigante pequeno.

Um sorvete

Que não acaba,
Um castelo de areia
Que não desaba.

Um tênis sem chulé,

Uma máquina de fazer
cafuné.

Para minha mãe,

Todas as flores.
Para o meu pai,
Todas as cores.

E, Papai Noel,

Só mais um desejo:
Me traga um beijo
Do Papai do Céu.
 
AUTOR: LALAU (Publicitário e poeta)
*Parte integrante do livro PAPAI
NOEL
EDITORA: Cia das letrinhas.
27/11/2008


 
PAPAI NOEL NA MINHA CASA


Era noite de Natal e todo mundo estava dormindo.
Eu, que não havia dormido, notei alguma coisa estranha.
Era na chaminé, notei que havia alguém lá. E eu, conhecendo a história, pensei:           - Será o Papai Noel.
Com medo de ser algum ladrão, me escondi atrás do sofá.
Depois que tudo acabou e a pessoa que havia descido a chaminé foi embora, dei uma olhada no que aconteceu. Que surpresa!
Era mesmo Papai Noel que havia descido a chaminé e deixado vários presentes. Encheu todas as meias e deixou um belo cartão escrito: Feliz Natal para todos, rô, rô, rô, rô, rô.
Muito feliz, fui para cama dormir.
Amanheceu e todos se surpreenderam, até eu, que já havia visto tudo. Só não havia aberto os presentes.
Mas chegou a hora e todos abriram seus presentes, felizes e contentes.

(Itamar de Lima Martins – Coronel Fabriciano – MG)

 
PAPAI NOEL EXISTE

            Sempre acreditei em Papai Noel e acho muito bonito isso. Acho que ele é um homem velhinho. Apesar de nunca ter aparecido pra mim, sei que ele existe. Tudo de bom que acontece nessa época do ano é por causa do Papai Noel. Todos os anos peço muitas coisas para ele. Nada de material, como brinquedos e roupas. Gosto de pedir saúde para todo mundo. Fé, esperança em dias melhores e paz para o mundo. Afinal, o mundo está muito violento, com guerras, assaltos, sequestros nas ruas, crimes nas favelas. Acho que a violência é um sentimento ruim que existe dentro das pessoas e precisa acabar.
Não quero deixar de acreditar. Talvez o mundo esteja como está porque as pessoas não têm sonhos e fantasias. Eu quero acreditar em Papai Noel até ficar bem velhinha.
“Será que ele existe mesmo? Que importa a realidade? Não quero deixar de acreditar até ficar bem velhinha”.
                          Tatiane Goulart



NATAL

          Certa vez três flores estavam conversando: a rosa,  o jasmim e a violeta. Elas ficaram sabendo que na gruta de Belém havia nascido o menino Jesus, qu  iria salvar a humanidade.
         As três flores, abraçadas, começaram a pensar de  que modo poderiam oferecer qualquer presente ao  menino.
         A rosa disse: Ah! Já sei: vou oferecer-lhe o meu perfume, para que a manjedoura fique cheirosa.
         O jasmim com ciúmes, porque poderia também oferecer o perfume, ficou desolada, sem saber o que fazer.
         De repente lhe veio uma idéia: Quer saber? Vou oferecer ao menino Deus a minha maciez, para que ele fique bem agasalhado por minhas pétalas macias.
         E a pobre violeta, humilde, escondida debaixo de duas folhas, começou a chorar porque não tinha nada para dar. A rosa e o jasmim tentaram consolá-la, mas em vão. Ela chorava sem parar!
         Então lhe veio uma inspiração: Ah! Vou oferecer ao Deus menino, as minhas lágrimas para que ele não passe sede. E lá foram elas, guiadas pela estrela, quando chegaram à gruta de Belém, gritaram: “É Natal! Que alegria! Nasceu o Salvador do Mundo”.
         Ofereceram os seus presentes, e hoje a violeta é considerada o símbolo da humildade.

Clêdes Pessoa
                     INTERPRETANDO O TEXTO

1-Complete: (0,3)

Título: _____________________________________
Autora: ____________________________________
Parágrafos: _________________________________

2-Pesquise no dicionário com muita rapidez e sabedoria as
seguintes palavras do texto: 

Manjedoura ____________________________________________
Gruta _________________________________________________
Humilde _______________________________________________
Inspiração _____________________________________________
Desolada ______________________________________________

3-Com muita inspiração no natal, complete os espaços:   (1,5)
                                            

a) O sexto parágrafo é composto por _____ frases. Sendo  uma ______________, uma _____________ e uma ____________. 
                                              
E  nesse   mesmo  parágrafo  há   uma  palavra  com   X  e  seu antônimo é em cima. Copie-a: _____________________

b) As   três   palavras   que   inicia  o   primeiro  parágrafo   são                  _____________, _____________ e _____________. A terceira                  palavra é um numeral ____________________.

                                               
c) Quem estava conversando eram uma _________,  um _________e uma ____________. A violeta é considerada o símbolo da _____________________.

                                             
 
d) Segundo  registrou a autora,  as flores  ficaram  sabendo do

_________________, do ____________________ e _____________. Ele iria salvar a ______________________.

e) No dia 25 de dezembro, a meia noite, todos os cristãos comemoram o nascimento de ____________. É à noite chamada___________________.

f) Resolvendo a questão dos presentes, as três flores partiram para a gruta que ficava em ___________.Lá foram guiados pela ____________.

g) Quando chegaram à gruta exclamaram: __________________________________________
h) Logo em seguida afirmaram. __________________________________________

4-Agora vou enumerar as alternativas com muita alegria natalina.   (1,0) 
  • Quem disse estas frases?

(    ) “Vou oferecer as minhas lágrimas para que ele não passe sede”.
(    )  “Vou oferecer o meu perfume, para que a manjedoura fique cheirosa”.
(   ) “Vou oferecer a minha maciez para que ele fique bem agasalhado por minhas pétalas”.

(1) A ROSA     

(2) O JASMIM     

(3) A VIOLETA


 
Por que o Pinheirinho é a árvore do Natal

Quando Jesus nasceu em Belém, bem próximo do presépio estavam três árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro.
          Nesta época não só os animais falavam, como as plantas também, ainda que os Homens não compreendessem as suas linguagens.
Estavam as três árvores conversando sobre os presente que dariam ao Menino Jesus quando a palmeira disse:
- Eu darei a minha palma mais viçosa para que a sua Mãe O proteja do sol forte!
A oliveira que estava carregada de frutos - as azeitonas - respondeu:
-E eu oferecerei os meus frutos e o meu azeite para a Criancinha!
Voltaram-se as duas para o pinheirinho e perguntaram-lhe:
- E tu ? O que irás oferecer?
O pinheirinho muito quieto pensava no que teria de especial para ofertar ao Menino, quando a palmeira dirigiu-se a ele dizendo:
- As tuas folhas são pontiagudas e podem ferir a Criança!
A oliveira por sua vez disse:
- E os teus frutos? São secos e duros...
E disseram em conjunto:
- Que pena! Não tens nada tem de especial para oferecer...
O pinheiro então ficou muito triste e desolado.
        "É verdade, pensou. Todos trouxeram presentes para esta Criança: os pastores -lã, leite e até um pequeno carneirinho! Os reis – ouro, incenso e mirra! Até a palmeira e a oliveira puderam oferecer algo de si, só eu não tenho como alegrar a Criancinha...
Neste momento, as estrelas que cintilavam lá no alto do céu e que guiaram as árvores até a gruta escutaram toda a conversa entre as árvores começaram a descer bem devagarinho e foram pousando delicadamente nos ramos verdes do pinheiro que se foi iluminando e ficando cada vez mais bonito.
        Todos se admiraram, e se voltaram para ele, e lá da manjedoura os olhinhos do Menino Jesus encheram – se de brilho e alegria.
        E foi assim que o singelo pinheiro se tornou a árvore do Natal, e todos os anos, nesta época, as pessoas enfeitam-no e enchem-no de luzes.

(Lenda)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1)Responda:

Qual o título do texto?__________________________________________

2) Marque um X na resposta certa:

a)     Quais eram as árvores que estavam conversando?

_____girassol, rosa e margarida

_____pinheiro, palmeira e a oliveira

_____hortência, oliveira e a palmeira

b)     O texto é composto por quantos parágrafos?

_____8 parágrafos

_____6 parágrafos

_____7 parágrafos

c)      Onde o Menino Jesus nasceu?

_____Nazaré

_____Belém

_____Jerusalém

d)     O pinheiro ficou:

_____ triste e desolado

_____choroso e magoado

_____furioso e triste


3) Ligue a 1ª coluna correspondente a 2ª:


a) Oliveira                                 palma mais viçosa para que a sua mãe o proteja do sol forte!


b) Palmeira                              a árvore de Natal


c) Pinheiro                               frutos e o meu azeite para a Criancinha!





sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projeto de Natal

PROJETO NATAL

  • Duração : 1 Mês

 JUSTIFICATIVA:

Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?
Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.
II- Conteúdos:

1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
 Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.
 Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles
 Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

 Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
 Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
 Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
 Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
 Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
 Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
Confeccionar enfeites para a árvore do jardim amora.
 Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

 Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
 Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
 Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
 Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre:
- Valorizar a família,
- Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.

II  OBJETIVOS GERAIS:

 Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
 Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
III- ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
 Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
 Produção coletiva de pequenos textos.
 Escrita espontânea.
 Cruzadinhas, caça-palavras.
 Atividades com alfabeto móvel.
 Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA

 Situações-problema envolvendo o tema.
 Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).

NATUREZA E SOCIEDADE

 Vídeos que abordam o tema.
 Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.

ARTES VISUAIS

 Desenho livre e de observação.
 Recorte e colagem
 Dobraduras
 Releitura de obras de arte
 Modelagem com massinha
 Técnicas de pintura.
Confecção de caixinhas para a troca de presentes.
Confecção dos enfeites da árvore.
MÚSICA E MOVIMENTO
 Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
 Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)
 Corais de músicas natalinas
AVALIAÇÃO
 Hora social e/ou exposição de trabalhos.
Dia-a-dia na sala de aula, participação dos alunos nas atividades

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa
 Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.

2ª Etapa
 Criação de cartaz com mensagem de natal
Criação de enfeites de natal

3ª Etapa
 Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
 Painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
 Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto.
Trocas de  bilhetes

by: blog educando mundo