sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Projeto de Natal

PROJETO NATAL

  • Duração : 1 Mês

 JUSTIFICATIVA:

Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?
Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.
II- Conteúdos:

1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
 Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.
 Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles
 Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

 Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
 Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
 Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
 Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
 Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
 Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
Confeccionar enfeites para a árvore do jardim amora.
 Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

 Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
 Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
 Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
 Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre:
- Valorizar a família,
- Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.

II  OBJETIVOS GERAIS:

 Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
 Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
III- ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
 Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
 Produção coletiva de pequenos textos.
 Escrita espontânea.
 Cruzadinhas, caça-palavras.
 Atividades com alfabeto móvel.
 Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA

 Situações-problema envolvendo o tema.
 Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).

NATUREZA E SOCIEDADE

 Vídeos que abordam o tema.
 Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.

ARTES VISUAIS

 Desenho livre e de observação.
 Recorte e colagem
 Dobraduras
 Releitura de obras de arte
 Modelagem com massinha
 Técnicas de pintura.
Confecção de caixinhas para a troca de presentes.
Confecção dos enfeites da árvore.
MÚSICA E MOVIMENTO
 Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
 Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)
 Corais de músicas natalinas
AVALIAÇÃO
 Hora social e/ou exposição de trabalhos.
Dia-a-dia na sala de aula, participação dos alunos nas atividades

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa
 Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.

2ª Etapa
 Criação de cartaz com mensagem de natal
Criação de enfeites de natal

3ª Etapa
 Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
 Painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
 Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto.
Trocas de  bilhetes

by: blog educando mundo

Um comentário:

  1. Oi, Tia Malú!
    Sou eu, Itamar de Lima Martins, e fiquei honrado ao ver minha redação no seu blog.
    Gostaria muito de poder te conhecer e poder falar sobre essa e outras redações que tive o prazer de ver editadas na minha infância pelo Gurilândia, que era tipo um encarte infantil que vinha anexado no jornal Estado de Minas.

    ResponderExcluir