EU QUERO O MEU CAFÉ
Bom dia! Cumprimentou o menino.
“Eu quero o meu café”
E não leite com calda de chocolate
Assim falou o gigante,
“Na hora que eu despertar,
Logo que eu me levante”.
“Ouçam todos na cozinha”,
continuou o gigante,
“eu mato quem não matar
minha fome num instante!”
“Não quero saber de mingau,
nem de ovos, nem de pão.
Eu quero o que eu quero
Eu quero um bocadão”.
“Cem panquecas com geléia,
nem uma a menos ou a mais,
que só assim a minha pança
fica cheia e eu fico em paz.”
Geode, Diane. O livro dos gigantes e dos pequeninos. São Paulo, Compania das Letrinhas, 2001.
1. De acordo com o poema, o gigante quando acorda quer comer:
a) ( ) mingau.
b) ( ) ovos.
c) ( ) panquecas.
d) ( ) pão.
2. Parônimos são palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhança na escrita e na pronúncia. Procure no dicionário o significado dos parônimos destacados nas frases abaixo:
a) O gigante fez uma descrição do seu café.
b) O gigante fez uma discrição do seu café.
c) Os alimentos estavam na despensa.
d) O gigante dispensou os empregados.
e) O gigante vai recrear no lanche.
f) O gigante vai recriar o lanche.
3. Homônimos são palavras diferentes no sentido, mas que tem a mesma pronúncia. Procure no dicionário o significado dos homônimos abaixo e forme frases com cada um deles.
a) calda –
b) cauda –
c) cumprimento –
d) comprimento –
e) acento –
f) assento –
g) concerto –
h) conserto –
4. Esse texto é:
a) ( ) uma biografia.
b) ( ) um poema.
c) ( ) uma narrativa.
d) ( ) um diálogo.
5. O que representa as aspas apresentadas no poema?
6. Qual o outro sinal de pontuação que poderia ser colocado no lugar das aspas?
7. Como podemos identificar o gênero textual desse texto?
8. Observe as frases seguintes:
No mercado, é preciso apreçar a panquecas.
O gigante tem que se apressar para comprar as panquecas.
Agora responda:
a) Qual a diferença entre as palavras destacadas?
b) Essas palavras são homônimas ou parônimas? Explique.
9) Faça um X nos parônimos certos:
9) Faça um X nos parônimos certos:
A a)A cama tem dois metros de _______________ .
( )comprimento ( )cumprimento
b) b)O ___________ da sandália ficou ótimo!
( )concerto ( )conserto
c) c) O menino colocou o ____________ na palavra certa?
( )acento ( )assento
d) d)A professora irá ___________ os alunos sobre o passeio no bosque.
( )informar ( )enformar
e) e)João Carlos tem muita ______________ .
( )descrição ( ) discrição
f) f)A ___________ do peixe é curta.
( )cauda ( )calda
Amei a atividade!!! Usarei com meus alunos.Obrigada amiga da educação.
ResponderExcluirArrasou nessa atividade! Também usarei com a minha turma. Obrigada!!!!
ResponderExcluirCadê o gabarito?
ResponderExcluirParabéns pelo blog,usei suas atividades na minha turma. Beijoss!!!
ResponderExcluirParabéns pela atividade muito bem elaborada!!!
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluirPoderia enviar gabarito.
Vc tem o gabarito?
ResponderExcluirVocê tem gabarito?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei o exercício, tbm usei com minhas turmas...Parabéns
ResponderExcluirVC tem gabarito?
ResponderExcluirA atividade é maravilhosa. Parabéns, acredito que se lerem as questões não precisem de gabarito. Alguns nem se dão ao trabalho de agradecer..." tem gabarito" leia... simples assim.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente atividade!
ResponderExcluirEXCELENTE AS ATIVIDADES.PARABÉNS!
ResponderExcluirExcelente atividade!!
ResponderExcluirAmei a atividade. Usarei com meus Alunos Se possível, disponha o gabarito.
ResponderExcluir